,

Como a Lupeon pode ajudar a sua gestão de fretes?

Lupeon-0012_Blog-02-Header_20170307

 

Um gerenciamento eficiente no que se refere ao transporte de mercadorias é uma etapa fundamental para garantir a satisfação dos clientes. E como sabemos, a gestão da logística e das obrigações fiscais no Brasil conformam um desafio à parte. Neste cenário, é fundamental contar com ferramentas e conhecimento que facilitem o planejamento, administração, inovação e tomada de decisões estratégicas.

Por isso, a gestão do frete trata-se de um setor estratégico para qualquer empresa que opere com o transporte de mercadorias, seja de forma terceirizada ou contando com infraestrutura interna. O transporte dentro de um grande embarcador está entre o primeiro e o terceiro maior gasto de uma empresa. A otimização desse processo está totalmente conectada à automação e à melhoria da produtividade. Nós aqui na Lupeon dedicamos todos os esforços necessários para que sua gestão de fretes funcione perfeitamente.

Desafios

A quantidade de informações criadas em uma rotina de transportes e a necessidade de controlar os processos e dados gerados é impressionante. Mesmo assim, é fundamental gerenciar todos os aspectos, algo bastante difícil de realizar de forma manual. Uma plataforma de gestão de fretes é capaz de automatizar todos os processos e manter tudo sob controle.

Além disso, o controle manual dá margem para que os erros humanos se multipliquem. Com isso, a produtividade se vê afetada diretamente e dificulta-se a tomada de decisões em tempo hábil e a companhia acaba perdendo competitividade em relação à concorrência.

shutterstock_594669830

Redução de custos com frete

Há empresas que acreditam que investir em uma solução para a gestão de fretes é um gasto desnecessário. Na verdade, contar com ferramentas eficientes é um investimento que deve ser pensado em relação ao custo/benefício que proporciona. As soluções da Lupeon permitem que a empresa reduza custos e ganhe em gerenciamento ao ter, à disposição, possibilidades como:

  • Conciliação de Faturas por cada tarifa das tabelas de frete negociadas
  • Indicadores em tempo real
  • Pré-faturamento de transportadores
  • Acesso web à remessas e inconsistências; transportador tem acesso só às suas viagens, vendo as inconsistências com memória de cálculo
  • Consultoria com técnicas de benchmarking, para melhores práticas e negociações
  • Identificação de duplicidades, fraudes, erros e falhas afins ao processo de gestão de transportes

Controle Eficiente de Processos

Como dissemos antes, controlar toda a papelada envolvida na gestão de fretes não é uma tarefa simples. Contar com uma plataforma que automatize os controles, entradas e saídas de documentos permite que as rotinas sejam acompanhadas com maior grau de precisão, do princípio ao fim do processo.

Muitas empresas têm a necessidade de fazer a guarda dos comprovantes de entrega, por exemplo. A Lupeon, com equipe própria, gerencia esses comprovantes e disponibiliza-os digitalmente no sistema web, anexados à nota fiscal e CTe. Um controle eficiente e comprovado por todos.

Também é fato que os gastos relacionados ao controle dos processos logísticos absorvem uma parte significativa do tempo e dos recursos financeiros. Neste caso, contar com um sistema torna-se mais importante ainda. A gestão ocorre de forma fluída e os resultados são mais ágeis, precisos e confiáveis. A Lupeon brinda soluções como:

  • Cadastro e manutenção de tabelas de transportes
  • Gestão ativa de divergências
  • Fluxo de caixa
  • KPIs para controle de áreas operacionais e financeiras
  • Cotações com outras transportadoras – base atual conta com mais de 250
  • Recolhimento e digitalização de comprovantes de entrega
  • Criação de arquivos fiscais diretamente para o ERP da sua empresa
  • Validações Fiscais de CTEs para crédito fiscal

E a lista com benefícios segue. Entre outras coisas, o controle gerencial se vê beneficiado pela transparência das operações e ocorre uma melhora significativa da comunicação entre todas as partes envolvidas na cadeia. Como consequência, o fluxo de caixa e as entregas são mais previsíveis, o que dá mais margem de manobra para os gestores que vêm os custos com frete diminuir.

Como você pode constatar, uma gestão de frete eficiente não passa somente pela estruturação do setor logístico. O investimento em um especialista de gestão de fretes não se trata de um luxo, e sim de uma necessidade, principalmente quando a meta é melhorar o rendimento global da companhia e a busca por melhores resultados.

Lupeon-0011.ebook-BannerChamada_20170216