, , ,

Business Intelligence aplicado à gestão de fretes

Lupeon-0015_Blog-04-Header_20170418

O Business Intelligence (BI) vem revolucionando o setor de transportes, oferecendo insights preciosos para a melhoria da performance das empresas de gestão de fretes.

A solução, que consiste em um conjunto de sistemas integrados que permitem coletar, analisar e armazenar uma grande quantidade de dados, traz aos transportadores logísticos a capacidade de compreender cada detalhe dos negócios, desenvolver serviços inovadores e reduzir os custos de frete com base em informações precisas e seguras. Entenda agora mesmo como usar o Business Intelligence na sua empresa!

Transparência nos custos

A dificuldade em determinar os custos reais do frete faz com que as empresas do setor utilizem tabelas predeterminadas, comparem seus preços aos concorrentes e precifiquem seus serviços com base na estratégia de tentativa e erro. Ao final do mês, verificam se houve lucro ou prejuízo, fazem os ajustes necessários e seguem com a mesma fórmula.

Com o Business Intelligence o cenário muda completamente. Taxas, impostos, dispositivos de segurança para a carga, folha de pagamento, manutenção da frota, todos os custos envolvidos no fornecimento dos serviços podem ser analisados em questão de minutos para que você compreenda item por item e componha seu preço final de forma que a empresa venha a ter um lucro saudável.

Identificação de falhas na logística

Uma simples mudança de rota pode economizar recursos para a empresa, assim como a mudança da disposição dos produtos armazenados afeta na produtividade da equipe de carregamento. Detalhes que são difíceis de perceber sem o auxílio de uma tecnologia que confronte dados quantitativos e qualitativos, resultando em informações claras.

Tais falhas podem ser corrigidas se você conseguir analisar a performance global da sua empresa e determinar com precisão onde estão os gaps. É aqui que o BI entra. Com ele, você esmiúça cada processo de forma que seja possível identificar a raiz de qualquer problema, desenvolvendo planos de ação para eliminar as falhas e potencializar os resultados.

Em exemplo prático é com relação aos prazos de entrega. Se você identifica que uma rota sempre gera atrasos, é preciso saber os motivos. Trânsito lento, estradas não duplicadas e rodovias em mau-estado podem ser os gatilhos para esse problema. Neste caso, o BI pode auxiliar confrontando dados estatísticos sobre as condições das estradas, datas em que as entregas foram realizadas, condições climáticas e até quem era o motorista.

shutterstock_155236793

Qualidade do atendimento

Caso você trabalhe com um SLA (Acordo de Nível de Serviço), pode avaliar se a sua equipe está cumprindo com as melhores práticas estipuladas no acordo. Solicite o feedback dos clientes, confronte os dados com as metas e indicadores estratégicos da empresa, avalie as condições de trabalho e determine se vocês estão cumprindo com o prometido.

Os dados podem ser visualizados em dashboards de controle intuitivos e fáceis de interpretar, com gráficos que apresentam as informações de modo conclusivo, ou seja, nada de tentar desvendar o que há por trás dos números. O próprio BI faz esse trabalho, acelerando a tomada de decisão.

Detecção de riscos e oportunidades

Com o uso do BI, você também pode acompanhar mudanças do mercado, identificar padrões de comportamento dos clientes, verificar exceções em processos, analisar impactos econômicos de medidas governamentais e assim detectar riscos ou oportunidades para os negócios.

Um risco seria a mudança de uma legislação que venha a acarretar mais custos e uma oportunidade seria a expansão da empresa para uma região onde ela não atua, mas em que a demanda por serviços de transporte logístico seja atrativa para a sua empresa.

Neste caso também podemos pensar no cruzamento de modais, visando agilizar as entregas ou reduzir os custos de transporte. Uma análise de investimento que pode ser realizada rapidamente com o Business Intelligence.

Além da tecnologia, você também precisa dos parceiros certos para ter sucesso na gestão de fretes. Saiba o que a Lupeon pode fazer por você!

Lupeon-0007.ebook-BannerChamada_20161117